Área de Concentração

Organização e Gestão Territorial

A área de concentração Organização e Gestão Territorial foi delineada no sentido de enfatizar os processos que presidem, sustentam e estruturam a organização do território e sua gestão. No interior da área distinguimos duas dinâmicas sob as quais se formam as linhas do programa.

 

Linhas de Pesquisa

1. Dinâmicas territoriais na Amazônia

A linha reúne pesquisas com objetivos de estudar as dinâmicas territoriais na Amazônia, pautando o ordenamento territorial a partir de analises multiescalares, buscando entender as adversidades geográficas e diferentes nexos existentes no campo, na cidade, no rural e no urbano, bem como as relações entre essas situações geográficas.

 

Corpo docente da linha:

Adolfo da Costa Oliveira Neto 

Clay Anderson Nunes Chagas 

Gilberto de Miranda Rocha 

João Márcio Palheta da Silva 

José Antônio Herrera 

José Queiroz de Miranda Neto 

João Santos Nahum

Jovenildo Cardoso Rodrigues 

Márcio Douglas Brito Amaral 

Maria Goretti da Costa Tavares 

 

2. Dinâmicas socioambientais e Recursos Naturais na Amazônia

A linha agrupa pesquisas sobre sociedade/natureza na Amazônia e o uso dos recursos florestais, minerais, hídricos; análises dos conflitos no campo pelo uso dos recursos; movimentos socioterritoriais de populações tradicionais; estudos ambientais com foco na gestão dos recursos hídricos e áreas protegidas em espaços urbanos e rurais; análise de riscos de desastres e vulnerabilidade, e adaptação as mudanças climáticas na zona costeira; e estudos de geotecnologias aplicadas à análise e planejamento ambiental. 

 

Corpo docente da linha:

Alan Nunes Araújo

Arlete Silva de Almeida 

Carlos Alexandre Leão Bordalo 

Christian Nunes da Silva 

Cláudio Fabian Szlafsztein 

Eder Mileno Silva de Paula 

Gabriel Alves Veloso 

Márcia Aparecida da Silva Pimentel 

Maria Rita Vidal 

Milena Marilia Nogueira de Andrade 

Ricardo Ângelo Pereira de Lima 

Wellington de Pinho Alvarez

 

 

3. Educação Geográfica e Processos Espaciais

Análise e debate sobre os pressupostos teóricos e metodológicos que compreendem a Educação Geográfica relacionadas ao campo educacional formal e não-formal: conceitos, teorias e metodologias das pesquisas geográficas, considerando as práticas educativas dos geógrafos-educadores em diferentes contextos formativos, com seus fundamentos conceituais e referenciais teórico-práticos. Priorizando as seguintes temáticas: Práticas educativas e inovação: linguagens, recursos didáticos e tecnologia. Políticas e práticas da educação inclusiva. Espaço geográfico e educação; cidades educadoras. Educação ambiental. Cartografia escolar. Educação Patrimonial. Práticas educativas do estudo de meio e de estudos de caso. Elementos naturais e ensino de geografia. Educação do Campo. Linguagem e tecnologia no ensino de Geografia e na formação de professores. Políticas Públicas educacionais. Currículo, interdisciplinaridade e educação geográfica.

 

Corpo Docente da Linha :

Benedita Alcidema Coelho dos Santos Magalhaes

Carlos Alexandre Leão Bordalo

Eder Mileno Silva De Paula

Jose Antônio Herrera

Leonardo Pinto dos Santos

Marcia Aparecida da Silva Pimentel

Maria Goretti da Costa Tavares

Tiago Barreto de Andrade Costa

Wellington de Pinho Alvarez